32A. Classic Style Smoked Beer

32A. Classic Style Smoked Beer

Impressão Geral:

Uma cerveja acentuadamente defumada, mostrando bom balanço entre o esfumaçado e a cerveja, sem deixar de ser agradável de beber. Os melhores exemplares exibem um balanço no uso do defumado, os lúpulos e o caráter de malte.

Aroma:

O aroma deve resultar um agradável equilíbrio entre o aroma esperado da cerveja base e o caráter esfumaçado transmitido pelo uso de maltes defumados. A intensidade e o caráter do defumado e o estilo de cerveja base podem variar, sendo qualquer deles mais destacado no balanço. O caráter de defumado pode variar de baixo a assertivo; no entanto, o equilíbrio na apresentação geral é a chave para exemplos bem-feito. A qualidade e características secundárias do defumado são um reflexo de sua fonte (por exemplo, amieiro, carvalho, madeira de faia). Aromas fortes, fenólicos, ásperos, de borracha, ou queimado, derivados do esfumaçado aromático são inadequados.

Aparência:

Variável. A aparência deve refletir o estilo da cerveja base, apesar de a cor da cerveja ser, muitas vezes, um pouco mais escuro que a do estilo base por si só

Sabor:

Tal como acontece com o aroma, deve haver um balanço entre o defumado e as características de sabor esperado do estilo de cerveja base. O defumado pode variar de baixo a assertivo. Os sabores enfumaçados pode variar de um amadeirado a um pouco como de bacon, dependendo do tipo de maltes utilizados. O balanço entre as características fundamentais da cerveja e o caráter esfumaçado pode variar, embora o resultado da mistura deve ser um equilibrado e agradável. O caráter esfumaçado pode adicionar um pouco de secura ao final. Características ásperas (Harsh), amargas, de queimado, carbonizadas, de borracha, sulfurosas, medicinais, ou as características esfumaçadas fenólicas são geralmente inadequadas (embora algumas dessas características possam estar presentes em alguns estilos de base, contudo, o malte defumado não deve contribuir estes sabores).

Sensação na Boca

Varia de acordo com o estilo de cerveja base. Adstringência significativa e aspereza derivados de defumado fenólico é inadequado.

Comentários:

Este estilo é para qualquer cerveja que exibe um caráter defumado como um sabor principal e aroma característico que não seja do estilo Rauchbier de Bamberg (ou seja, Märzen defumada com madeira de faia), que tem o seu próprio estilo. Qualquer estilo de cerveja pode ser defumado; a meta é alcançar um equilíbrio agradável entre o elemento esfumaçado e o estilo de cerveja base. As inscrições devem ser julgados de acordo com quão bem esse estilo base é representado, e como ele é equilibrado com o caráter de esfumaçado. As amostras de exemplares com um tipo ou tipos específicos de fumaça citados serão julgados de acordo com o quão bem esse tipo de defumado é reconhecível e se casa com o estilo base. Os juízes devem avaliar as cervejas principalmente sobre o equilíbrio geral, e quão bem o caráter de fumaça potencializa a cerveja base.

História:

O processo de utilização de maltes defumados tem sido adaptado por cervejeiros artesanais para muitos estilos. Os cervejeiros alemães têm tradicionalmente usado maltes defumados em Bock, Doppelbock, Weissbier, Dunkel, Schwarzbier, Helles, Pils, e outros estilos especiais.

Ingredientes Característicos:

As diferentes matérias utilizadas para defumar o malte resultam em características únicas de aroma e sabor. Madeira de faia, ou outra madeira (carvalho, bordo, algaroba, amieiro, nogueira, macieira, cerejeira, ou lenha de outras de árvores frutíferas) podem ser usadas para defumar os maltes. Os vários tipos de madeira podem lembrar a certos produtos defumados devido à sua associação de alimentos (por exemplo, de nogueira com costelas, de bordo com bacon ou salsicha, e amieiro com salmão). Madeira verde nunca deve ser usada uma vez que adiciona um sabor medicinal e de pinho ao malte. Deve- se destacar que o malte com aroma perceptível turfa esfumaçada é geralmente indesejável devido à sua aguda e penetrante sensação terrosa e fenólica. Os ingredientes restantes da cerveja variam de acordo com o estilo base. Se maltes defumados são combinados com outros ingredientes incomuns (frutas, legumes, especiarias, mel, etc.) em quantidades perceptíveis, a cerveja resultante deve ser inscrita na categoria Specialty Smoked Beer.

Instruções de Entrada:

O participante deve especificar um estilo clássico de cerveja- base. O participante deve especificar o tipo de madeira ou defumado se um caráter varietal de esfumaçado é perceptível.

Estatística Vital:

Varia de acordo com o estilo de cerveja base

Exemplos Comerciais:

Alaskan Smoked Porter, Schlenkerla Weizen Rauchbier and Ur-Bock Rauchbier, Spezial Lagerbier, Weissbier and Bockbier, Stone Smoked Porter.

Compartilhe o Guia de Estilos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on print

Este conteúdo faz parte do Guia de Estilos 2015, desenvolvido pelo Beer Judge Certification Program(BJCP) e sua Tradução Livre foi feita por Mauro Manzali Bonaccorsi em Abril de 2016.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Guia de Estilos - BJCP

v.2015

Navegue de maneira fácil e intuitiva através do Guia de Estilos.

Menu:

Menu

Quer Receber Novidades?

Redes Sociais:

Beba com moderação ⋅ Produto para maiores ⋅ Se beber não dirija

×

Carrinho

Bem-vindo ao Nosso Site

Você é maior de 18 anos?