Qual a Diferença entre Cervejas tipo Ale e tipo Lager?

Fábrica de Cerveja

Você já deve ter se perguntado por quê algumas cervejas são chamadas de Lagers, enquanto outras são conhecidas como Ales. Essa é a maneira utilizada para classificar os diversos estilos de cervejas em grupos de acordo com o seu processo de fermentação. A cerveja Pilsen, por exemplo, pertence a família das Lagers, enquanto uma IPA (India Pale Ale), como o nome já diz, é uma Ale. Mas afinal, qual a diferença?

Qual a diferença entre Ale e Lager?

A diferença entre esses dois tipos de cerveja é a levedura utilizada no processo de fermentação. A levedura das Ales posicionam-se na parte superior do tanque de fermentação e trabalham melhor em temperaturas maiores (geralmente de 15 a 20ºC, podendo atingir temperaturas mais altas), já as leveduras de Lagers posicionam-se no fundo do tanque e são mais resistentes ao frio, elas trabalham em temperaturas que adormecem leveduras das Ales (entre 5 a 14ºC).

E o que isso significa?

Por serem tipos diferentes de leveduras, existem diferenças no processo de fabricação e também no resultado final da cerveja. As Ales tendem a mostrar corpo superior, amargor mais intenso, e algumas características frutadas, já as cervejas tipo Lager, são mais leves, costumam ter menor teor alcóolico e são mais refrescantes.

As Ales estão entre nós a milhares de anos, já as Lagers começaram a ser produzidas por volta dos séculos XV e XVI, isto aconteceu por quê a levedura das Lagers surgiram através do cruzamento de espécies de leveduras nativas de regiões da Patagônia, na Argentina, com as leveduras já conhecidas e utilizadas nas Ales, acredita-se que essas leveduras atravessaram o Atlântico a partir das navegações e do comércio de madeiras que aconteciam intensamente naquela época e a partir da estocagem de Ales em temperaturas frias, acidentalmente, ocorreu a produção de Lagers.

Quando as Lagers chegaram, com sua leveza e refrescância, logo se tornaram a preferência do público, sendo, até hoje, o tipo de cerveja mais consumido no mundo. Recentemente com a evolução do conhecimento e dos processos de produção as cervejarias artesanais começaram a repopularizar as cervejas do tipo Ale e o público também tomou gosto em apreciar cervejas mais complexas, com sabores e aromas diferenciados. O fato é que aos poucos vamos descobrindo que tem espaço para todos os tipos, só depende da ocasião e da vontade de cada pessoa, o importante é ter cerveja!

Diferentes tipos de Cervejas

E onde entra a Pilsen nisso tudo?

Na verdade a Cerveja Pilsen é uma Lager, o estilo Pilsen está dentro da famíla das Lagers por quê sua fermentação é realizada em temperaturas mais baixas com o tipo de levedura característico das Lagers. É importante saber que além da Pilsen existem outros estilos de cerveja dentro da família Lager, mas não vamos nos aprofundar neste assunto agora, isso é papo para outra postagem.

O que é essa tal de Levedura?

São fungos (isso mesmo!), para ser mais exato, são seres vivos, unicelulares, invisíveis a olho nu e que vivem ao nosso redor, no solo, em plantas, árvores e até mesmo no ar. Entre vários gêneros e centenas de espécies diferentes alguns podem ser utilizados na produção de diversos alimentos e bebidas, como queijos, pães, bolos, iogurtes, vinhos e, claro, cerveja. Seu papel é preponderante na fabricação da cerveja, pois é no processo de fermentação que a levedura age processando  os açucares que foram extraídos do malte, transformando açucares fermentáveis em álcool e CO2.

Curtindo o conteúdo?

Cadastre seu email em nossa lista e receba as novidades do blog

Bônus

Lambic

Lambic é o terceiro grupo de cervejas que se diferenciam pelo tipo de fermentação. Sua produção é muito comum na Bélgica e diferente das Ales e Lagers sua fermentação é espontânea, isso significa que ao invés do cervejeiro adicionar uma colônia selecionada de Leveduras ele deixa que o próprio ambiente realize a fermentação, com tanques abertos e através do contato com o ar, a cerveja é fermentada com leveduras selvagens e até mesmos as bactérias que estiverem por ali. Este processo confere as cervejas uma acidez elevada, sendo uma experiência bem diferente da que estamos acostumados.

Origem da palavra de Ale

Historicamente eram chamadas de Ales as cervejas produzidas sem adição de Lúpulos, com o tempo Ale passou a ser simplesmente cerveja e hoje o nome é designado para segmentar os estilos de cerveja feitas com as leveduras do tipo Saccharomyces cerevisiae (as que gostam de temperaturas mais altas..).

Origem da palavra de Lager

A palavra Lager vem de Lagered, termo que significa armazenado/estocado, é uma referência ao período de semanas, ou até meses, em que a cerveja ficava armazenada em cavernas e subterrâneos a uma temperatura média de 4ºC.

Cervejas Híbridas

Existem ainda as cervejas híbridas, que são resultado da mistura entre os processos de produção de Ales e Lagers.

Conclusão

Na minha opinião, o que torna o mundo cervejeiro tão incrível é justamente toda essa diversidade, são centenas de possibilidades a serem descobertas, exploradas e degustadas.  Fruto de muita criatividade, séculos de experimentação e produção.

Vale ressaltar que este artigo tem o intuito de tirar dúvidas básicas e trazer curiosidades do mundo cervejeiro.

E aí, qual seu tipo preferido? Comenta aí!

Saúde! 🍻

Escrito por:

Rodolfo Lima

Rodolfo Lima

Co-fundador da Lótus Cervejaria, Administrador especialista em Marketing e Estratégia. Apaixonado por tecnologia, cervejas artesanais, hamburgers, viagens e jogos.

Rodolfo Lima

Rodolfo Lima

Co-fundador da Lótus Cervejaria, Administrador especialista em Marketing e Estratégia. Apaixonado por tecnologia, cervejas artesanais, hamburgers, viagens e jogos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Este blog é um espaço aberto e a opinião de seus autores não necessariamente reflete a posição da Lótus Cervejaria.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
LótusVictorG Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
VictorG
Visitante
VictorG

Muito bacana!

Lótus

Muito obrigado, Victor!

Beba com moderação ⋅ Produto para maiores ⋅ Se beber não dirija

×
×

Carrinho

Bem-vindo ao Nosso Site

Você é maior de 18 anos?